VI Congresso Brasil de Pedagogia Waldorf - O EU como ser dialógico: manifestações na cultura brasileira

VICBPW

Juiz de Fora, 18 a 23 de julho de 2023

Oficineiros(as)

 

Prof. Vander Vicentin
Professor e artesão/ferreiro, licenciado em Artes Plásticas pela UNESP. Professor Waldorf há 20 anos, como professor de classe e de Artes Plásticas (argila, pintura, modelagem), Marcenaria, Encadernação, História da Arte e Metalurgia (cobre e ferro). Ministrou aulas em seminário a convite do IDW e pelas coordenações locais de Formação de Professores. Contribuiu alguns anos com o Grupo de Ciências Waldorf do Brasil. Atualmente é Coordenador do Curso de Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru, conduz a vivência de Parsifal em escolas pelo Brasil e atua na Escola Waldorf Aitiara de Botucatu.

Profª. Verônica Calandra Martins
• Artista Plástica, Desenhista Projetista e Pedagoga Waldorf.
• Professora de Classe – fundamental I - na Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz de 1997 a 2008, professora de Aulas Complementares até 2017 e professora de artes especialista até hoje.
• Formou-se em Pedagogia Waldorf em 2004 – Seminário Brasil – Nova Friburgo;Desenho Arquitetônico - 2011;
• Licenciatura em Artes Visuais - 2022.
• Atua como professora de artes em Seminários e Cursos pelo Brasil desde 2005 - Nova Friburgo - RJ, Belo Horizonte – MG, Cuiabá – MT , Juiz de Fora – MG, Rio de Janeiro – RJ.
• Ministra cursos livres de iniciação e aprofundamento em artes para adultos Porto Alegre – RS, Salvador – BA,  Juiz de Fora – MG, Ribeirão Pires – SP, Curitiba - PR, Cuiabá – MT, São Paulo - SP
• Atuou no Projeto “Café Pedagógico” como professora de artes e palestrante de 2005 a 2014 (Projeto que ministra cursos de aprimoramento e desenvolvimento para professores da rede pública de ensino no Município de Nova Friburgo – RJ).
• Desde 2020 ministra cursos de desenvolvimento e aprofundamento em artes - online.

Profª. Elisa Lopes Vargens
Graduada em Educação Física  - UNIVERSO 
Especialista em Educação do Campo e Pedagogia do Campo - UFMG
Especialista em Administração e Supervisão Escolar - UCAM
Atuou como Professora e gestora de Escolas CEFFA de Pedagogia da ALTERNÂNCIA de 2001 a 2009.
Gestora de escola no Campo de 2009 a 2022.
° Atualmente coordenadora do Setor de Metodologias Específicas da rede municipal de Nova Friburgo/RJ

Profª. Juliana Klein
Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP em 2007 e Licenciada em Educação Física pelo Claretiano em 2016. Fez especialização em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Medicina FM/USP em 2013. Concluiu a formação em Ginastica Bothmer em 2017 e o curso de extensão: Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2020. Atuou como bailarina em diversos grupos de cultura popular brasileira, dentre eles a Cia de Artes do Baque Bolado durante 10 anos em São Paulo e também como bailarina e assistente de direção no Núcleo Coletivo 22, grupo de pesquisa em Dança Brasileira Contemporânea. Desde 2008 atua como professora em escolas particulares e projetos sociais na área de dança, educação física e circo em São Paulo. Foi professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner por 7 anos e ministrou três disciplinas do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner, são eles: Ludicidade e o Brincar; Danças Brasileiras; Fundamentos Metodológicos da Educação Física. Atualmente é professora de educação física no Colégio Micael de São Paulo e professora de dança na Escola Waldorf São Paulo. Coordena a linha de pesquisa Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado à Faculdade Rudolf Steiner-SP desde 2020. 

Profª. Renata Fernandes
Artista do movimento, bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP e euritmista, pela Formação em Euritmia Artística no Brasil, com diploma reconhecido pela seção de artes oratórias e musicais do Goetheanum. Atua como artista, educadora e pesquisadora, sendo mestre pelo Instituto de Artes da UNESP e doutoranda pela mesma instituição. Especializou-se em processos de criação em dança com crianças e ações artísticas entre gerações desde 2005. Realizou estágios e cursos nas artes do movimento, bem como ministrou inúmeras oficinas no Brasil e no exterior, para crianças, famílias, estudantes, artistas, atuando também na formação de educadores. Premiada pelo Rumos Itaú Cultural - Educação, Cultura e Arte 2011-2013, foi artista integrante de diversas produções contempladas por Proac (SP), FAC (GO), Prêmio Funarte, Prêmio Denilto Gomes etc. É fundadora da Micrantos Cia de Danças, do Coletivo SIM de arte e educação e de Afetos - Dança Educação, com quem escreveu o livro Movimentos de Afeto: por um protocolo poético de volta às aulas (2020). Com mais de 12 anos de experiência como professora de arte/ dança na educação básica pública, atualmente é professora de euritmia no Jardim Waldorf Flauta Mágica e na Escola Waldorf Rudolf Steiner bem como é docente no curso técnico e no curso de pós-graduação em Dança das Faculdades Integradas Rio Branco. Coordena a linha de pesquisa Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado a Faculdade Rudolf Steiner-SP desde 2020.

Profª. Juliana Retz
Licenciada em Artes Plásticas pela UNESP; Musicista pelo Antropomúsica. Professora e pedagoga. Atua na Pedagogia Waldorf há 26 anos, 7 anos como professora de Inglês na Escola Viver de Bauru, 5 anos como professora de Trabalhos Manuais na Escola Waldorf Aitiara e 15 anos como professora de classe, nas escolas Viver de Bauru e Aitiara de Botucatu. Atualmente leva a 3ª turma como professora de classe no 2º ano d a Aitiara. Coordenadora de Curso do Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru. 

Profª. Ana Flávia Basso
• Psicóloga (UFSCar), com especialização em Desenvolvimento Humano pela UnB. É euritmista, com experiência do Jardim ao Ensino Médio Waldorf. 
• Conta histórias e forma contadores no projeto @educarcomhistorias, pesquisando contos populares do mundo e do Brasil. 
• Saiu de São Paulo para ajudar a fundar a Aurum Iniciativa Waldorf no interior da Bahia.

Profª. Wilza Barreto

Professora  cofundadora da Escola Moara de Brasília. Possui graduação em pedagogia e artes visuais. Formação em pedagogia Walforf e pós graduação em Arte na Pedagogia Waldorf. Possui mais de 25 anos de trabalho como professora nos diversos níveis de ensino. Trabalha atualmente como professora de teatro e de trabalhos manuais do oitavo ano e de artes (desenho, pintura, modelagem, trabalhos manuais e cenografia) no ensino médio. Ministra também as épocas de História da Arte na Escola Moara.

Profª. Isnara Brito

Infância vivida em Caxias, terra do poeta Gonçalves Dias, no interior do Maranhão. Nascida numa família grande de 8 filhos, mãe amorosa e talentosa no  empreendedorismo da costura, bordado e culinária. Pai fiscal de renda. 
Me Formei em Pedagogia, filosofia (UECE) e pedagogia Waldorf no curso de formação de professores da escola Waldorf Micael Fortaleza. 25 anos atuando como professora e coordenadora em escolas construtivas e Waldorf. 
Formadora de professores em escolas públicas. 
Amante da arte, poesia  música e trabalhos manuais. 
Facilitadora de oficinas e palestras na área de artes e educação.
Cresci vendo minha mãe costurar e bordar as minhas roupas e dos meus irmãos e irmãs. Memórias tão vivas que ainda escuto o barulhinho da tesoura cortando o tecido, e o gesto suave e belo das mãos da minha mãe no indo e vindo com a linha e agulha no bordar do tecido da vida.

Profª. Letícia Doretto Gonçalves Olomidará

Formada em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade de Campinas (Unicamp), desenvolve desde 1995, uma ampla pesquisa a partir das corporalidades presentes nas danças populares afro-brasileiras, no qual elementos simbólicos e matrizes corporais e simbólicas são vivenciados e investigados como mola propulsora de um trabalho para o ensino da dança brasileira, preparação corporal, formação de artistas, arte educadores e criação de espetáculos.

Teve sua pesquisa de iniciação cientifica realizada pela UNICAMP  e publicada pela Fapesp, “No corte da cana a extração do corpo poético”, na qual a interface entre dança e antropologia - através da vivencia e incorporação dos movimentos e paisagens presentes no "corte da cana" - resultou em um trabalho teórico e artístico de cunho poético e reflexivo. Hoje cursa Mestrado em Arte educação pela UNESP. Hoje encontra-se Mestranda do Programa de Pós Graduação em Arte Educação da Unesp.

Desde 1999 integra a Cia Cênica Nau de Ícaros, grupo artístico de circo-teatro-dança como preparadora de movimentos, coreógrafa e intérprete criadora. É professora de dança do Colégio Oswald de Andrade (Ensino Médio) e da Escola Livre Arete (Fundamental I e II), e Instituto Brincante (curso livre para adultos) nas quais desenvolve um currículo de ensino de dança ancorado nas afro-brasilidades para crianças, jovens e adultos. Também trabalhou com importantes nomes da cena artística contemporânea como: Antônio Nobrega, As Meninas do Conto, Cia Fabulosa de Teatro e Cia Pé no Mundo, Coletivo Galochas.

Profª.Tarita de Souza

Tarita de Souza é cantora, compositora, preparadora vocal e educadora com uma forte atuação também no campo das artes visuais, especialmente fotografia e pintura e também no teatro. Graduada e mestra em música pela Universidade de São Paulo, lançou em 2014 seu primeiro disco solo, “A árvore e o vento”, que mescla nomes consagrados da MPB com canções autorais. Em 2019 lançou o disco Crisálida em parceria com a pianista Thais Nicodemo, em 2021 seu terceiro álbum “Os olhos escutam, a alma canta” inteiramente autoral. Em 2022, lança o álbum experimental de improvisos, Improvisions I: Sand Castles, parceria com Rodrigo Bragança. No campo das artes visuais, se especializou em fotografia e arte visual para música, produzindo diversas capas de disco e vídeos de arte. Na área da educação, atuou por 18 anos na educação básica como professora de música do colégio Waldorf Micael (2001-2018). Atualmente é docente da Faculdade Rudolf Steiner (desde 2018) e da Faculdade Santa Marcelina (2023) e doutoranda em música pela Universidade de São Paulo - USP. 

Profª. Marilia Felicissimo

 Marilia Felicissimo é formada em Licenciatura Plena em Educação Artística, com Habilitação em Música pela Unesp. Desde 1996 atua como professora de música em escolas Waldorf e nos seminários de formação. Em 2021, concluiu o curso de pós-graduação pela Faculdade Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf e os Desafios da Contemporaneidade.  Leciona desde 2009 na Escola Waldorf Michaelis do Rio de Janeiro. Na Educação Infantil através da vivência com o kantele, no Ensino Fundamental com a flauta-doce e a introdução aos instrumentos de corda de arco, a partir do 3o. ano. Desde 2003 é integrante do naipe de sopranos do Coro da Cia. Bachiana Brasileira, que desenvolve um importante trabalho no cenário musical da cidade do Rio de Janeiro com a Música Brasileira de Concerto.

Profª. Daniela Meirelles

Formada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança desde então com crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Participou profissionalmente em inúmeros grupos de Dança Clássica e Contemporânea. Em 2006, concluiu sua formação em Euritmia Artística e Pedagógica pela Spring Valley Eurythmy School, em NY. Cursou em 2014, pela UNESP a Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Arteterapia - Terapia Expressivas. Desde 2015 atua como diretora artística do Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil na EWRS. Atualmente, também se tornou docente da Faculdade Rudolf Steiner e orienta o Projeto de Extensão - Coletivo ÎANDÉ e em 2022 concluiu seu mestrado na Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo.

Prof. Eduardo Americo da Silva

Formação:
Composição e Regência - pela Faculdade do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Pedagogia – pela Universidade Metropolitana de Santos.
Desenho Acadêmico – pela Escola Portinari de Artes (SP)
Seminário de formação em Pedagogia Waldorf de Jaguariúna 
Centro de formação de Professores Waldorf Rudolf Steiner (SP)

Atuação profissional:
Atua como professor em escolas Waldorf desde 2002, tendo lecionado nas áreas de Música, Artes e História da Arte.
Professor de Classe Waldorf desde 2007;
Membro da Escola Superior Livre Para a Ciência do Espírito e membro da Seção Pedagógica no Brasil.
Atualmente sou Professor de Classe, de Artes e História da Arte na Escola Waldorf Novalis de Piracicaba.

Profª. Flávia Betti

Professora de canto formada em cantoterapia pela escola de canto Raphael.
Fez o seminário de pedagogia waldorf na Rudolf Steiner de São Paulo se especializando em educação 
infantil.
Publicou o livro "Brincando e Cantando com Crianças" volumes I e II (esgotados); Cantarolã 1 (livro e 
CD) para crianças de 0 a 7 anos e o DVD Brincadedos, atualmente disponível em formato digital pela 
hotm.art/brincadedos.
Foi professora do ensino infantil na escola Anabá. Atuou em creches e abrigos para crianças carentes 
até 2019.
Desde 2022 faz um trabalho voluntário com as professoras do ensino infantil da favela Monte Azul e 
nas creches do instituto Gaia em São Paulo. 
Leciona na faculdade Rudolf Steiner na pós-graduação do Ensino Infantil e no Seminário de formação 
para professores no instituto Intamorés em Botucatu.
É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças.
Seu curso Cantando e Contando traz de forma profunda os efeitos da música no desenvolvimento da 
criança.
Está no curso da Brasilidade estudando as manifestações culturais dos povos originais e pesquisando repertórios e vivências que dialoguem com o currículo waldorf.
 @flaviabetti_cantaro

 

Informações: Federação das Escolas Waldorf no Brasil (11) 55240473 administracao@fewb.org.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui