Prof. Vander Vicentin
Professor e artesão/ferreiro, licenciado em Artes Plásticas pela UNESP. Professor Waldorf há 20 anos, como professor de classe e de Artes Plásticas (argila, pintura, modelagem), Marcenaria, Encadernação, História da Arte e Metalurgia (cobre e ferro). Ministrou aulas em seminário a convite do IDW e pelas coordenações locais de Formação de Professores. Contribuiu alguns anos com o Grupo de Ciências Waldorf do Brasil. Atualmente é Coordenador do Curso de Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru, conduz a vivência de Parsifal em escolas pelo Brasil e atua na Escola Waldorf Aitiara de Botucatu.
|
Profª. Verônica Calandra Martins
• Artista Plástica, Desenhista Projetista e Pedagoga Waldorf.
• Professora de Classe – fundamental I - na Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz de 1997 a 2008, professora de Aulas Complementares até 2017 e professora de artes especialista até hoje.
• Formou-se em Pedagogia Waldorf em 2004 – Seminário Brasil – Nova Friburgo;Desenho Arquitetônico - 2011;
• Licenciatura em Artes Visuais - 2022.
• Atua como professora de artes em Seminários e Cursos pelo Brasil desde 2005 - Nova Friburgo - RJ, Belo Horizonte – MG, Cuiabá – MT , Juiz de Fora – MG, Rio de Janeiro – RJ.
• Ministra cursos livres de iniciação e aprofundamento em artes para adultos Porto Alegre – RS, Salvador – BA, Juiz de Fora – MG, Ribeirão Pires – SP, Curitiba - PR, Cuiabá – MT, São Paulo - SP
• Atuou no Projeto “Café Pedagógico” como professora de artes e palestrante de 2005 a 2014 (Projeto que ministra cursos de aprimoramento e desenvolvimento para professores da rede pública de ensino no Município de Nova Friburgo – RJ).
• Desde 2020 ministra cursos de desenvolvimento e aprofundamento em artes - online.
|
Profª. Elisa Lopes Vargens
• Graduada em Educação Física - UNIVERSO
• Especialista em Educação do Campo e Pedagogia do Campo - UFMG
• Especialista em Administração e Supervisão Escolar - UCAM
• Atuou como Professora e gestora de Escolas CEFFA de Pedagogia da ALTERNÂNCIA de 2001 a 2009.
• Gestora de escola no Campo de 2009 a 2022.
° Atualmente coordenadora do Setor de Metodologias Específicas da rede municipal de Nova Friburgo/RJ
|
Profª. Juliana Klein
Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP em 2007 e Licenciada em Educação Física pelo Claretiano em 2016. Fez especialização em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Medicina FM/USP em 2013. Concluiu a formação em Ginastica Bothmer em 2017 e o curso de extensão: Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf em 2020. Atuou como bailarina em diversos grupos de cultura popular brasileira, dentre eles a Cia de Artes do Baque Bolado durante 10 anos em São Paulo e também como bailarina e assistente de direção no Núcleo Coletivo 22, grupo de pesquisa em Dança Brasileira Contemporânea. Desde 2008 atua como professora em escolas particulares e projetos sociais na área de dança, educação física e circo em São Paulo. Foi professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner por 7 anos e ministrou três disciplinas do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner, são eles: Ludicidade e o Brincar; Danças Brasileiras; Fundamentos Metodológicos da Educação Física. Atualmente é professora de educação física no Colégio Micael de São Paulo e professora de dança na Escola Waldorf São Paulo. Coordena a linha de pesquisa Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado à Faculdade Rudolf Steiner-SP desde 2020.
|
Profª. Renata Fernandes
Artista do movimento, bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP e euritmista, pela Formação em Euritmia Artística no Brasil, com diploma reconhecido pela seção de artes oratórias e musicais do Goetheanum. Atua como artista, educadora e pesquisadora, sendo mestre pelo Instituto de Artes da UNESP e doutoranda pela mesma instituição. Especializou-se em processos de criação em dança com crianças e ações artísticas entre gerações desde 2005. Realizou estágios e cursos nas artes do movimento, bem como ministrou inúmeras oficinas no Brasil e no exterior, para crianças, famílias, estudantes, artistas, atuando também na formação de educadores. Premiada pelo Rumos Itaú Cultural - Educação, Cultura e Arte 2011-2013, foi artista integrante de diversas produções contempladas por Proac (SP), FAC (GO), Prêmio Funarte, Prêmio Denilto Gomes etc. É fundadora da Micrantos Cia de Danças, do Coletivo SIM de arte e educação e de Afetos - Dança Educação, com quem escreveu o livro Movimentos de Afeto: por um protocolo poético de volta às aulas (2020). Com mais de 12 anos de experiência como professora de arte/ dança na educação básica pública, atualmente é professora de euritmia no Jardim Waldorf Flauta Mágica e na Escola Waldorf Rudolf Steiner bem como é docente no curso técnico e no curso de pós-graduação em Dança das Faculdades Integradas Rio Branco. Coordena a linha de pesquisa Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia vinculado a Faculdade Rudolf Steiner-SP desde 2020.
|
Profª. Juliana Retz
Licenciada em Artes Plásticas pela UNESP; Musicista pelo Antropomúsica. Professora e pedagoga. Atua na Pedagogia Waldorf há 26 anos, 7 anos como professora de Inglês na Escola Viver de Bauru, 5 anos como professora de Trabalhos Manuais na Escola Waldorf Aitiara e 15 anos como professora de classe, nas escolas Viver de Bauru e Aitiara de Botucatu. Atualmente leva a 3ª turma como professora de classe no 2º ano d a Aitiara. Coordenadora de Curso do Formação Waldorf para Professores do Instituto Impulso de Bauru.
|
Profª. Ana Flávia Basso
• Psicóloga (UFSCar), com especialização em Desenvolvimento Humano pela UnB. É euritmista, com experiência do Jardim ao Ensino Médio Waldorf.
• Conta histórias e forma contadores no projeto @educarcomhistorias, pesquisando contos populares do mundo e do Brasil.
• Saiu de São Paulo para ajudar a fundar a Aurum Iniciativa Waldorf no interior da Bahia.
|
Profª. Wilza Barreto
Professora cofundadora da Escola Moara de Brasília. Possui graduação em pedagogia e artes visuais. Formação em pedagogia Walforf e pós graduação em Arte na Pedagogia Waldorf. Possui mais de 25 anos de trabalho como professora nos diversos níveis de ensino. Trabalha atualmente como professora de teatro e de trabalhos manuais do oitavo ano e de artes (desenho, pintura, modelagem, trabalhos manuais e cenografia) no ensino médio. Ministra também as épocas de História da Arte na Escola Moara.
|
Profª. Isnara Brito
Infância vivida em Caxias, terra do poeta Gonçalves Dias, no interior do Maranhão. Nascida numa família grande de 8 filhos, mãe amorosa e talentosa no empreendedorismo da costura, bordado e culinária. Pai fiscal de renda.
Me Formei em Pedagogia, filosofia (UECE) e pedagogia Waldorf no curso de formação de professores da escola Waldorf Micael Fortaleza. 25 anos atuando como professora e coordenadora em escolas construtivas e Waldorf.
Formadora de professores em escolas públicas.
Amante da arte, poesia música e trabalhos manuais.
Facilitadora de oficinas e palestras na área de artes e educação.
Cresci vendo minha mãe costurar e bordar as minhas roupas e dos meus irmãos e irmãs. Memórias tão vivas que ainda escuto o barulhinho da tesoura cortando o tecido, e o gesto suave e belo das mãos da minha mãe no indo e vindo com a linha e agulha no bordar do tecido da vida.
|
Profª. Letícia Doretto Gonçalves Olomidará
Formada em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade de Campinas (Unicamp), desenvolve desde 1995, uma ampla pesquisa a partir das corporalidades presentes nas danças populares afro-brasileiras, no qual elementos simbólicos e matrizes corporais e simbólicas são vivenciados e investigados como mola propulsora de um trabalho para o ensino da dança brasileira, preparação corporal, formação de artistas, arte educadores e criação de espetáculos.
Teve sua pesquisa de iniciação cientifica realizada pela UNICAMP e publicada pela Fapesp, “No corte da cana a extração do corpo poético”, na qual a interface entre dança e antropologia - através da vivencia e incorporação dos movimentos e paisagens presentes no "corte da cana" - resultou em um trabalho teórico e artístico de cunho poético e reflexivo. Hoje cursa Mestrado em Arte educação pela UNESP. Hoje encontra-se Mestranda do Programa de Pós Graduação em Arte Educação da Unesp.
Desde 1999 integra a Cia Cênica Nau de Ícaros, grupo artístico de circo-teatro-dança como preparadora de movimentos, coreógrafa e intérprete criadora. É professora de dança do Colégio Oswald de Andrade (Ensino Médio) e da Escola Livre Arete (Fundamental I e II), e Instituto Brincante (curso livre para adultos) nas quais desenvolve um currículo de ensino de dança ancorado nas afro-brasilidades para crianças, jovens e adultos. Também trabalhou com importantes nomes da cena artística contemporânea como: Antônio Nobrega, As Meninas do Conto, Cia Fabulosa de Teatro e Cia Pé no Mundo, Coletivo Galochas.
|
Profª.Tarita de Souza
Tarita de Souza é cantora, compositora, preparadora vocal e educadora com uma forte atuação também no campo das artes visuais, especialmente fotografia e pintura e também no teatro. Graduada e mestra em música pela Universidade de São Paulo, lançou em 2014 seu primeiro disco solo, “A árvore e o vento”, que mescla nomes consagrados da MPB com canções autorais. Em 2019 lançou o disco Crisálida em parceria com a pianista Thais Nicodemo, em 2021 seu terceiro álbum “Os olhos escutam, a alma canta” inteiramente autoral. Em 2022, lança o álbum experimental de improvisos, Improvisions I: Sand Castles, parceria com Rodrigo Bragança. No campo das artes visuais, se especializou em fotografia e arte visual para música, produzindo diversas capas de disco e vídeos de arte. Na área da educação, atuou por 18 anos na educação básica como professora de música do colégio Waldorf Micael (2001-2018). Atualmente é docente da Faculdade Rudolf Steiner (desde 2018) e da Faculdade Santa Marcelina (2023) e doutoranda em música pela Universidade de São Paulo - USP.
|
Profª. Marilia Felicissimo
Marilia Felicissimo é formada em Licenciatura Plena em Educação Artística, com Habilitação em Música pela Unesp. Desde 1996 atua como professora de música em escolas Waldorf e nos seminários de formação. Em 2021, concluiu o curso de pós-graduação pela Faculdade Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf e os Desafios da Contemporaneidade. Leciona desde 2009 na Escola Waldorf Michaelis do Rio de Janeiro. Na Educação Infantil através da vivência com o kantele, no Ensino Fundamental com a flauta-doce e a introdução aos instrumentos de corda de arco, a partir do 3o. ano. Desde 2003 é integrante do naipe de sopranos do Coro da Cia. Bachiana Brasileira, que desenvolve um importante trabalho no cenário musical da cidade do Rio de Janeiro com a Música Brasileira de Concerto.
|
Profª. Daniela Meirelles
Formada em Educação Física e Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), atuou como professora de dança desde então com crianças e jovens da rede pública e privada de ensino. Participou profissionalmente em inúmeros grupos de Dança Clássica e Contemporânea. Em 2006, concluiu sua formação em Euritmia Artística e Pedagógica pela Spring Valley Eurythmy School, em NY. Cursou em 2014, pela UNESP a Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Arteterapia - Terapia Expressivas. Desde 2015 atua como diretora artística do Grupo de Euritmia Jovem YggBrasil na EWRS. Atualmente, também se tornou docente da Faculdade Rudolf Steiner e orienta o Projeto de Extensão - Coletivo ÎANDÉ e em 2022 concluiu seu mestrado na Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo.
|
Prof. Eduardo Americo da Silva
Formação:
Composição e Regência - pela Faculdade do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Pedagogia – pela Universidade Metropolitana de Santos.
Desenho Acadêmico – pela Escola Portinari de Artes (SP)
Seminário de formação em Pedagogia Waldorf de Jaguariúna
Centro de formação de Professores Waldorf Rudolf Steiner (SP)
Atuação profissional:
Atua como professor em escolas Waldorf desde 2002, tendo lecionado nas áreas de Música, Artes e História da Arte.
Professor de Classe Waldorf desde 2007;
Membro da Escola Superior Livre Para a Ciência do Espírito e membro da Seção Pedagógica no Brasil.
Atualmente sou Professor de Classe, de Artes e História da Arte na Escola Waldorf Novalis de Piracicaba.
|
Profª. Flávia Betti
Professora de canto formada em cantoterapia pela escola de canto Raphael.
Fez o seminário de pedagogia waldorf na Rudolf Steiner de São Paulo se especializando em educação
infantil.
Publicou o livro "Brincando e Cantando com Crianças" volumes I e II (esgotados); Cantarolã 1 (livro e
CD) para crianças de 0 a 7 anos e o DVD Brincadedos, atualmente disponível em formato digital pela
hotm.art/brincadedos.
Foi professora do ensino infantil na escola Anabá. Atuou em creches e abrigos para crianças carentes
até 2019.
Desde 2022 faz um trabalho voluntário com as professoras do ensino infantil da favela Monte Azul e
nas creches do instituto Gaia em São Paulo.
Leciona na faculdade Rudolf Steiner na pós-graduação do Ensino Infantil e no Seminário de formação
para professores no instituto Intamorés em Botucatu.
É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças.
Seu curso Cantando e Contando traz de forma profunda os efeitos da música no desenvolvimento da
criança.
Está no curso da Brasilidade estudando as manifestações culturais dos povos originais e pesquisando repertórios e vivências que dialoguem com o currículo waldorf.
@flaviabetti_cantaro
|